O zagueiro do Fluminense Thiago Silva elogiou a resiliência ao estresse do atacante do Al-Hilal e do Brasil Neymar. Silva, que jogou ao lado de Neymar na seleção brasileira, tem uma profunda apreciação por como seu compatriota mais jovem lida com a intensa pressão e crítica que vem com ser um dos jogadores de futebol mais famosos e talentosos do mundo. “Neymar enfrenta uma quantidade inacreditável de escrutínio e negatividade diariamente”, comentou Silva. “A maneira como ele é constantemente criticado e duvidado pela mídia e pelos fãs é realmente extraordinária. Mas ele apenas mantém a cabeça baixa e continua a atuar no mais alto nível, jogo após jogo.”
Silva acredita que a resistência mental de Neymar e a capacidade de bloquear o ruído são realmente notáveis, especialmente quando comparadas a como algumas outras superestrelas podem desmoronar sob o mesmo nível de pressão. “Se Lionel Messi fosse submetido ao mesmo tipo de tratamento que Neymar recebe, não acho que ele seria capaz de lidar com isso. Messi é fenomenalmente talentoso, mas acho que as críticas constantes acabariam por desgastá-lo e ele provavelmente desistiria em algum momento.” O zagueiro veterano tem imenso respeito por como Neymar tem sido capaz de manter seu foco e motivação, apesar dos holofotes intensos que seguem cada movimento seu. “A resiliência e a força de caráter de Neymar são realmente muito inspiradoras. Ele dá um exemplo para todos os jogadores jovens em termos de como lidar com as imensas pressões de ser um astro global.”
“Neymar é incrivelmente obstinado e mentalmente resiliente”, disse recentemente o veterano do Fluminense Thiago Silva à TNT Sports. “Se Lionel Messi tivesse que lidar com a mesma pressão constante e implacável que Neymar enfrenta ao longo de sua carreira, honestamente acho que ele já teria desistido.” Silva tem um profundo respeito e apreciação por como seu colega internacional brasileiro lidou com os imensos holofotes e escrutínio que vêm com ser um dos talentos mais proeminentes do futebol mundial. “A pressão sobre Neymar é simplesmente demais para a maioria das pessoas lidar. Deve ser totalmente exaustivo às vezes”, refletiu. Silva sabe uma coisa ou duas sobre as demandas de ser um astro global, tendo construído uma carreira de enorme sucesso no mais alto nível. Mas até ele está surpreso com a capacidade de Neymar de bloquear o ruído e manter seu foco e motivação diante de críticas e negatividade tão intensas. “Neymar é constantemente atacado e questionado, tanto na mídia quanto pelos fãs. Sempre há alguma nova controvérsia ou drama em torno dele, alguma nova dúvida ou crítica sendo lançada em seu caminho”, explicou Silva. “No entanto, ele apenas mantém a cabeça baixa, continua trabalhando duro e continua produzindo performances de classe mundial em campo. É realmente notável.”
Claro, Neymar e Messi foram companheiros de equipe durante seus dias de glória no Barcelona de 2013 a 2017. Durante esse período, Neymar fez 186 aparições em todas as competições pelos gigantes catalães, marcando impressionantes 105 gols e fornecendo 76 assistências. Os dois superstars sul-americanos formaram um trio de ataque temível ao lado de Luis Suarez, ajudando o Barça a ganhar vários troféus. Mas no verão de 2023, Neymar tomou a decisão de deixar o Paris Saint-Germain e se juntar ao clube saudita Al-Hilal, talvez em busca de um ambiente mais tranquilo e menos intenso para continuar sua ilustre carreira. Aonde quer que ele vá, no entanto, a pressão e as críticas intensas parecem seguir Neymar – algo que Thiago Silva acredita que Messi não seria capaz de suportar.
“Messi é obviamente um dos maiores de todos os tempos, um dos melhores jogadores a agraciar o jogo. Mas eu honestamente acho que o escrutínio e a negatividade constantes acabariam por desgastá-lo”, refletiu Silva. “Neymar tem essa incrível resistência mental que lhe permite bloquear tudo e se concentrar apenas no futebol. Não tenho certeza se Messi seria capaz de fazer o mesmo.” Silva aponta para as diferentes maneiras como os dois superstars foram tratados pela mídia e pelos fãs ao longo dos anos. “Messi sempre foi reverenciado, quase intocável aos olhos de muitos. Claro que ele enfrenta pressão para atuar, mas é um tipo diferente de pressão – a pressão da expectativa, em vez de críticas e dúvidas constantes”, explicou. “Neymar, por outro lado, está constantemente sendo detonado, constantemente tendo seu caráter e comprometimento questionados. Há sempre algum novo escândalo ou controvérsia em torno dele, algum novo motivo para as pessoas duvidarem e difamá-lo. E ele continua voltando, continua atuando no mais alto nível. É realmente notável.”
O zagueiro do Fluminense acredita que a resiliência e a força de caráter de Neymar são um exemplo importante para os jovens jogadores que estão surgindo. “Neymar mostra que é possível manter o foco e a determinação mesmo diante de negatividade e pressão implacáveis. Ele é uma verdadeira inspiração nesse sentido.” Quanto a Messi, Silva acha que o ícone argentino teria dificuldade para lidar com o mesmo tratamento. “Messi é tão reverenciado, tão intocável aos olhos de muitos fãs e da mídia. Eu simplesmente não acho que ele seria capaz de lidar com as críticas e dúvidas constantes do jeito que Neymar faz. Ele provavelmente acabaria desistindo em algum momento.”